quinta-feira, 4 de agosto de 2011

UNÇÃO E PODER

“Sabem também como Deus derramou o Espírito Santo sobre Jesus de Nazaré e lhe deu poder. Jesus andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os que eram dominados pelo Diabo, porque Deus estava com ele.” (Atos 10:38 NTLH)



Eu não sou dado a ficar de olho em coisas que somente os olhos humanos podem ver. Habitualmente procuro olhar para o que a Palavra aponta ou ensina, até porque nosso Deus tem demonstrando grande prazer em prometer e honrar suas promessas, ainda que muitas vezes nós como seres humanos não correpondamos aos Seus desejos. Não podemos negar que somos incompatíveis.



O que teologicamente chama a atenção aqui nesta citação, é que todas as ações, ministério, ensino, curas e exorcismos, são meros indícios da presença de Deus na vida de Jesus. Ele fazia estas coisas porque Deus estava com Ele e não o contrário. O que temos visto e ouvido muito nos últimos tempos é o inverso, no qual invoca-se a presença de Deus para que as coisas aconteçam.



Este entendimento corrobora o que temos ensinado há anos na igreja local, de que o caráter e a santidade vêm em primeiro lugar. Isso é o que aproxima ou afasta a manifestação de Deus em nossa vida. Sem fé é impossível agradar a Deus, sem crer é impossível ver, sem ser santo é impossível querer que Deus se manifeste. Unção vem de santidade e não o contrário. Não consigo encontrar base bíblica para que alguém peça para ser ungido por Deus e com isso se santifique. O que vejo é “santificai-vos hoje pois amanhã o Senhor fará maravilhas no vosso meio”.



Alguns dos ditos profetas dos nossos dias, preocupados com seu próprio ventre, colocam primeiro os sinais e depois a presença de Deus. Tem EU demais nas frases. Não me admiro que, de tempos em tempos, caiam um ou outro por aqui e ali. Não que santidade seja sinônimo de perfeição humana, mas caráter transformado mostra transformação – isso é que traz consigo os sinais de Deus.



“Pai, quero ser útil em Tuas mãos como fruto de santidade de vida e não para que algo do meu agrado aconteça.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário